Do princípio

São 11:14 desta quinta-feira e estou começando mais um blog — e, como sempre, durante a escrita do primeiro post, ainda estou inseguro sobre qual vai ser o assunto dele. Pra facilitar um pouco as coisas (inclusive para mim mesmo) vou procurar explicar do porquê de mais um blog, do porquê da discussão sobre TIs e CIs.

Na disciplina Tópicos Especiais em Gestão de Sistemas de Informação, ministrada pela professora doutora Helen Beatriz Frota Rozados, para o curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foi requisitado aos alunos a criação de um blog para que cada um refletisse sobre os temas da disciplina. Pois então. Uma vez que a disciplina trata principalmente das tecnologias para a Web, relacionando-as com a função do bibliotecário, nada mais lógico do que deixar o título bem explícito: pretendo falar, aqui, da interseção das Tecnologias de Informação (e especialmente as ferramentas disponíveis através da chamada Web 2.0) com as Ciências da Informação (as três irmãs Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia — mas com um foco maior na Biblioteconomia, que é o curso em que participo).

Ah, sim.

Citei no primeiro parágrafo que estou começando “mais um blog”. Digo isso porque já tenho uma certa familiaridade com a Internet: estou conectado desde que a AOL enviava spams através do correio, com seus disquinhos de “internet grátis”. E de lá pra cá o vício só se tornou maior. Pretendo adicionar nas colunas à direita alguns links que possam retratar um pouco mais a minha fisionomia na internet, inclusive o endereço de um ou outro blog em que já escrevo.

Apresentações feitas, estou pronto. Quer dizer… deixa eu voltar do XI EREBD Sul em Rio Grande para começar a postar novidades.

até mais.