IFLA solicita exemplos de projetos para Agenda 2030

No início do mês escrevi sobre a Agenda 2030, a proposta de desenvolvimento sustentável que a ONU usará como plataforma política nos próximos 15 anos. Através da IFLA já sabemos que as bibliotecas estão sendo envolvidas em ao menos um ponto: o acesso à informação com finalidades de acesso à justiça. Em outubro a associação internacional  dos bibliotecários deverá publicar um relatório com sugestões de envolvimento de bibliotecas nos outros objetivos da Agenda 2030.

E para isso eles solicitam exemplos de projetos que tenham tido bons resultados pelo mundo, além de sugestões de políticas a serem aplicadas pelos governos em bibliotecas.

Eles gostariam de incluir representantes de profissionais e entidades de todas as regiões, de todos os tipos e de todos os níveis.

O prazo limite para a submissão de exemplos de projetos é 14 de setembro e ela deverá ser feita através de um formulário online.

Se você não fala inglês, não se apavore: o texto inicial do formulário é apenas uma explicação do projeto (conforme eu estou relatando nesta série de textos), e eles solicitam que sejam enviadas também evidências dos resultados alcançados (dados, estatísticas, fotos, reportagens, pesquisas sobre o projeto, etc em formato de link). Também solicitam o nome de alguma pessoa responsável para contato, caso a IFLA queira mais detalhes.

Por fim, o documento a ser publicado pela IFLA deverá demonstrar o perfil das contribuições que bibliotecas podem trazer à Agenda 2030 e apoiar as associações de bibliotecários no lobby a ser feito a nível nacional e regional.

O valor social das bibliotecas está no que elas podem oferecer à sociedade.

Você já se envolveu em algum projeto que vise a melhorar a literacia de jovens e adultos, e especialmente de mulheres e meninas? Ou já participou de algum projeto para melhorar a proteção e salvaguarda de patrimônio cultural? Você já participou de algum projeto que trate de algum dos outros objetivos da Agenda 2013? (leia mais sobre os outros objetivos no texto inicial da série).

Conte à IFLA sobre suas experiências e ajude as bibliotecas a ajudarem a sociedade!

Deixe uma resposta