PKP School

O Public Knowledge Project (PKP), de origem canadense, é o grupo de pessoas e instituições por trás de softwares como o Open Journal System (OJS), traduzido para o português brasileiro pelo IBICT — o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) e que vem se organizando desde 1998. De forma sucinta, o OJS/SEER é uma plataforma para gestão de revistas eletrônicas: todo o processo editorial de submissão, revisão, formatação, publicação, venda de assinaturas e distribuição se dá pelo software. Sobre o histórico do PKP, aqui há um bom texto disponível.

A fim de aprimorar o uso do OJS, a PKP lança (quando? não achei notícias de quando foi lançado, mas o Kuramoto publicou algo em setembro de 2011) no PKP School o curso OJS for Journal Managers à distância. Ele está organizado em 21 módulos, subdivididos em vídeo-aula, leituras, quiz e projetos.

O link é http://pkpschool.org/jmanagers/ e o curso é gratuito.

Entrei em contato com os organizadores para saber se era necessário fazer uma conta de usuário para participar do curso e quanto custaria para se receber o certificado de conclusão de todos os módulos. As respostas foram “Não sabemos”. Provavelmente o curso ainda não está completamente organizado e o Kevin Stranack, quem respondeu meu e-mail, ficou de me avisar quando tivesse mais informações. Contudo, ele ressaltou, e aproveito para deixar claro, que é possível já ir estudando pelo material sem problemas, gratuitamente.

Ainda, na PKP School já está prometido o curso OJS for Editors, que, espero, tratará de temas como a qualidade dos textos, das padronizações/normatizações e, claro, da ética na escrita científica.

Alguém mais está fazendo o curso? Ou pretende fazer?