Texto e Hipertexto

O artigo aqui apresentado, e que se encontra diluído nas postagens ligadas abaixo, foi entregue ao professor Alexandre Semeler na disciplina Produção de Documentos Eletrônicos do Curso de Biblioteconomia da Faculdade de Biblitoeconomia e Comunicação (FABICO) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no segundo semestre de 2008.

A Hipertextualidade do texto analógico e do texto digital

Resumo
Argumenta que a hipertextualidade é inerente às redes de transmissão de conhecimento, não exigindo a digitalidade. Os textos analógicos são hipertextu-ais por apresentarem nós que se ligar a outras fontes de conhecimento, possibilitando, também, a leitura não-linear. O hipertexto digital, contudo, é mais bem aproveitado por ser multimídia graças à convergência digital e as novas tecnologias possibilitam a citação de trechos diretamente do original através da transclusão. Os sistemas hipertextuais são passíveis de representação gráfica, como através de mapas hiperbólicos, que tentam apresentar uma infinidade de conceitos no plano.
Palavras-chave: Hipertexto. Multimídia. Transclusão. Mapas conceituais.

Arquivo em .PDF

Sumário
1 A Noção de hipertexto
2 O Texto é hipertexto
3 As Eras da comunicação cultural
4 E o hipertexto?
5 O Hipertexto digital
6 Então…

Creative Commons License
Texto e Hipertexto by Fernando Paganella Pires is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License.