Um dia na vida: biblioteca do Sistema S

Dia 12 de março é o Dia do Bibliotecário e nesta semana haverá uma série de publicações sobre esta profissão.

Você sabe o que nós fazemos? Em que áreas atuamos?

Convidei a comunidade bibliotecária a relatar um dia comum na sua vida profissional. Confira a minha tag #UmDiaNaVida para ver todos os relatos.

Sempre é bom lembrar que, de forma alguma, estes relatos demonstram toda a gama e diversidade da profissão. Quem sabe ano que vem mais pessoas decidem participar, de carreiras e atividades mais diferentes?


Biblioteca do Sistema S

Atuo como Coordenador do Setor de Criação e Disseminação do Conhecimento em uma instituição de educação profissional (técnica e superior) do Sistema S e que é responsável pela pesquisa e comunicação científica. No Setor encontram-se a Rede de Bibliotecas (com 27 bibliotecas), os periódicos científicos, o repositório institucional, o Comitê de Ética e integridade acadêmica, as iniciativas de extensão e pesquisa, a gestão de observatórios em diferentes áreas do conhecimento (Gastronomia, Turismo, Varejo, Cultura, Saúde, Tecnologia e Educação) e a realização de eventos com perspectiva inovadora, como TEDx e Knowledge Cities World Summit. Atualmente estamos desenvolvendo pesquisas sobre cidades inteligentes, gastronomia (com perspectiva social), gestão do varejo e metodologias ativas educacionais. É um trabalho pouco rotineiro, pois os projetos são muito dinâmicos, a equipe é muito profissional e inovadora e a articulação é com diferentes atores (sendo tanto da própria instituição quanto externos).

Jorge do Prado

Imagem destacada: edição sobre foto de freepik.com