Um dia na vida: biblioteca escolar (cursos preparatórios)

Dia 12 de março é o Dia do Bibliotecário e nesta semana haverá uma série de publicações sobre esta profissão.

Você sabe o que nós fazemos? Em que áreas atuamos?

Convidei a comunidade bibliotecária a relatar um dia comum na sua vida profissional. Confira a minha tag #UmDiaNaVida para ver todos os relatos.

Sempre é bom lembrar que, de forma alguma, estes relatos demonstram toda a gama e diversidade da profissão. Quem sabe ano que vem mais pessoas decidem participar, de carreiras e atividades mais diferentes?


Biblioteca escolar (cursos preparatórios)

Trabalho em duas bibliotecas e este relato é sobre minha rotina em uma delas: uma biblioteca que atende a cursos preparatórios para concursos, EJA, pré-vestibular e dois cursos técnicos.

No momento estou fazendo levantamento do material que já existe na biblioteca, uma vez que o sistema foi retirado há algum tempo e um novo deve ser instalado nos próximos meses. Então eu vou até as estantes, pego alguns livros, analiso as suas informações principais — tais como título, subtítulo, autor, ementa e edição —, e alimento uma planilha no Excel. Comecei pelos livros dos cursos técnicos, mas pretendo passar por todos, exceto os livros didáticos mais antigos, que vão sair do acervo. Depois que coleto as informações eu limpo os livros e a prateleira onde estavam e os guardo novamente.

Paralelamente a isso, eu atendo a alunos, funcionários e professores que querem retirar, renovar e devolver livros. Toda essa parte é manual, pois estamos provisoriamente sem sistema. Portanto, estou usando um fichário, como se fazia antigamente, mas só até a instalação do novo software. Também auxilio as pessoas que querem periódicos, já que assinamos uma revista de circulação nacional semanal e o principal jornal da cidade.

Além disso eu faço outras atividades para auxiliar o pessoal da instituição, já que é época de férias e estamos com menos gente trabalhando. Então recarrego os pincéis atômicos usados durante as aulas nos quadros brancos e avalio o material de expediente existente e quando é necessário fazer novas aquisições.

Patricia

Imagem destacada: edição sobre foto de freepik.com