Um dia na vida: biblioteca escolar

Dia 12 de março é o Dia do Bibliotecário e nesta semana haverá uma série de publicações sobre esta profissão.

Você sabe o que nós fazemos? Em que áreas atuamos?

Convidei a comunidade bibliotecária a relatar um dia comum na sua vida profissional. Confira a minha tag #UmDiaNaVida para ver todos os relatos.

Sempre é bom lembrar que, de forma alguma, estes relatos demonstram toda a gama e diversidade da profissão. Quem sabe ano que vem mais pessoas decidem participar, de carreiras e atividades mais diferentes?


Biblioteca escolar

Acordo sempre uma hora antes de entrar nos colégios, não tomo café logo que acordo, mas tomo um café rapidinho depois das 9h30. Faço um rodízio entre os colégios em que trabalho. Mas geralmente começo lendo meus emails, resolvendo-os, e por fim sigo para as atividades que estou exercendo na semana. Atualmente faço muitas coisas ao mesmo tempo, pois assumi bibliotecas que estavam a certo tempo sem bibliotecários, e há acúmulo de coisas a fazer. Então minhas atividades atuais são as seguintes: desbastamento e descarte, catalogação e cotações de livros, assim como a entrega de materiais didáticos para os pais e responsáveis, e atendimentos gerais à comunidade escolar. Meus dias têm sido bem cheios. Assim que eu conseguir normalizar as situações das bibliotecas quero trabalhar com projetos culturais de integração entre alunos e biblioteca. Quero também realizar oficinas de uso da biblioteca e pesquisa.

A pessoa solicitou anonimato.

Imagem destacada: edição sobre foto de freepik.com/