Um dia na vida: biblioteca privada (indústria)

Dia 12 de março é o Dia do Bibliotecário e nesta semana haverá uma série de publicações sobre esta profissão.

Você sabe o que nós fazemos? Em que áreas atuamos?

Convidei a comunidade bibliotecária a relatar um dia comum na sua vida profissional. Confira a minha tag #UmDiaNaVida para ver todos os relatos.

Sempre é bom lembrar que, de forma alguma, estes relatos demonstram toda a gama e diversidade da profissão. Quem sabe ano que vem mais pessoas decidem participar, de carreiras e atividades mais diferentes?


Biblioteca privada (indústria)

A biblioteca foi fundada em 2008, dentro de uma empresa de fundição e usinagem, pelo projeto do SESI denominado Indústria do Conhecimento. A empresa cedeu o terreno para construção do prédio e o SESI entrou com a parte do acervo, computadores e o profissional bibliotecário. O trabalho que desenvolvo nesta empresa é muito gratificante, pois me mostra o quanto os trabalhadores têm sede do conhecimento. Eles procuram se aperfeiçoar através da leitura e muitos colaboradores da empresa voltaram a estudar e a biblioteca fornece o suporte para isto. Em 2016 foi feita a doação da biblioteca para a empresa, tanto do acervo quanto da bibliotecária, e foi dada a continuidade dos serviços a esta comunidade tão especial dos metalúrgicos. Em 2018, nos 10 anos da biblioteca, foi implantado o projeto “Biblioteca: 10 anos de história, contando história” onde os colaboradores contaram a história de como a biblioteca da empresa os ajudaram a crescer como pessoas e como profissionais Cada história contada foi um pouco do desenvolvimento das atividades deste espaço de cultura e lazer.

Marili Fischer

Imagem destacada: edição sobre foto de freepik.com