Um dia na vida: biblioteca universitária federal (2)

Dia 12 de março é o Dia do Bibliotecário e nesta semana haverá uma série de publicações sobre esta profissão.

Você sabe o que nós fazemos? Em que áreas atuamos?

Convidei a comunidade bibliotecária a relatar um dia comum na sua vida profissional. Confira a minha tag #UmDiaNaVida para ver todos os relatos.

Sempre é bom lembrar que, de forma alguma, estes relatos demonstram toda a gama e diversidade da profissão. Quem sabe ano que vem mais pessoas decidem participar, de carreiras e atividades mais diferentes?


Biblioteca universitária federal (2)

Costumo chegar ao trabalho em torno de 6h45. Ligo o computador. Vou até a área do acervo e ligo os computadores de acesso ao catálogo e de acesso ao Portal de Periódicos Capes. Volto para minha mesa e leio meu e-mail e respondo às mensagens. Depois verifico se há livros para guardar. Todos nós aqui da biblioteca guardamos livros, e temos uma escala para isso. Os meus dias são segundas e terças-feiras, mas todos os dias quando eu chego, se houver livros para guardar, eu guardo. Gosto de ver a biblioteca organizada! Nos e-mails verifico se há mensagens de alunos de Mestrado ou Doutorado que já tenham defendido sua pesquisa e precisam homologar a Dissertação ou Tese. Para isso, é necessário que eu olhe a Dissertação ou Tese para ver se elas estão no formato correto (ABNT).

Se chegam livros novos, ou produção intelectual nova, eu faço o processo de aquisição e a indexação. A minha colega faz a catalogação. Quando ela está de férias, eu faço tudo. Também, se necessário atendo ao balcão de empréstimo. Gosto muito de atender aos alunos! Meus dias na biblioteca são todos iguais, mas são ótimos!

Beatriz Haro

Imagem destacada: edição sobre foto de freepik.com