Um dia na vida: biblioteca universitária privada (2)

Dia 12 de março é o Dia do Bibliotecário e nesta semana haverá uma série de publicações sobre esta profissão.

Você sabe o que nós fazemos? Em que áreas atuamos?

Convidei a comunidade bibliotecária a relatar um dia comum na sua vida profissional. Confira a minha tag #UmDiaNaVida para ver todos os relatos.

Sempre é bom lembrar que, de forma alguma, estes relatos demonstram toda a gama e diversidade da profissão. Quem sabe ano que vem mais pessoas decidem participar, de carreiras e atividades mais diferentes?


Biblioteca universitária privada (2)

No início do dia de hoje, no trajeto até a sala, olhei os equipamentos para verificar se estavam funcionando como esperado. Cheguei na sala do setor, verifiquei os e-mails e dei os encaminhamentos necessários, iniciando pelos mais urgentes e pelos mais fáceis de resolver. Depois, abri meu controle pessoal de atividades para ver o que estava pendente do dia anterior e quais outras atividades estavam programadas para hoje. Retomei a apresentação que estava fazendo para um treinamento e depois tive que parar para atender por e-mail um aluno que não conseguia acessar um e-book. Depois, fui para uma reunião e acabou a manhã.

Após o intervalo de almoço, respondi mais e-mails e fiz uma estatística solicitada por outro setor, que é realizada no banco de dados usando a linguagem de consulta SQL. Os dados foram formatados em uma planilha e enviados ao solicitante. Demorei um pouco mais nesta tarefa, pois foi a primeira vez que a executei. Parei um pouco para tomar um café. Anotei o que tinha feito até agora no meu controle diário e voltei para a apresentação: era necessário procurar algumas imagens (em bancos de imagens gratuitos que permitem uso comercial) e editá-las para que ficassem mais adequadas. Respondi mais e-mails e aceitei, pelo calendário online, uma reunião para semana que vem. Finalizei a apresentação, bati o ponto e fui pra casa.

A pessoa solicitou anonimato.

Imagem destacada: edição sobre foto de freepik.com