Um dia na vida: biblioteca universitária privada

Dia 12 de março é o Dia do Bibliotecário e nesta semana haverá uma série de publicações sobre esta profissão.

Você sabe o que nós fazemos? Em que áreas atuamos?

Convidei a comunidade bibliotecária a relatar um dia comum na sua vida profissional. Confira a minha tag #UmDiaNaVida para ver todos os relatos.

Sempre é bom lembrar que, de forma alguma, estes relatos demonstram toda a gama e diversidade da profissão. Quem sabe ano que vem mais pessoas decidem participar, de carreiras e atividades mais diferentes?

Biblioteca universitária privada

Sou graduada pela USP em Biblioteconomia e Documentação, pós-graduada em Gestão de pessoas e atualmente sou responsável por uma biblioteca universitária: atuo como gestora de uma equipe e minha rotina de trabalho é manter a organização e o bom funcionando do acervo de aproximadamente 18.500 livros (além da biblioteca virtual). Tudo na rotina da biblioteca gira em torno do nosso objetivo maior que é ter nosso usuário final (aluno e/ou professor) satisfeito.

Além de prezarem por um atendimento ágil, no balcão de empréstimo e devolução dos livros, os assistentes sob minha supervisão ensinam para todos os usuários como pesquisar no catálogo on-line, assim como renovar os prazos de empréstimos ou fazer reservas caso o material desejado encontre-se indisponível no momento. Diariamente verificamos no sistema de gerenciamento da biblioteca se há empréstimos atrasados e realizamos avisos e cobranças.

Estamos em uma fase de verificação da base e de inserção das imagens das capas dos livros no sistema que gerencia a biblioteca. Durante os primeiros dois anos nessa instituição, refiz a catalogação de todo o acervo em um novo sistema. Quando fui contratada, a biblioteca estava enfrentando uma fase difícil, pois, ao migrar de um sistema para o outro, perderam-se muitos registros. Planejei, mensurei, negociei com o Diretor e topei o desafio: reinserir todo o acervo. Catalogar, indexar e classificar com a biblioteca em funcionamento foi um projeto interessante e, modéstia à parte, o trabalho ficou muito bom! Abraço aos colegas e feliz Dia do Bibliotecário a todos.

Cristina

Imagem destacada: edição sobre foto de freepik.com